Inteligência Emocional – A Competência do Século!

emoções, empatia, relacionamento, inteligência emocional

Desde o início da história humana, fomos criados com a necessidade de nos relacionarmos com pessoas e, pelo visto essa habilidade tem sido cada vez mais prejudicada, uma vez que, aparentemente sabemos mais sobre “máquinas” do que de nós mesmos e sobre as pessoas em nossa volta.

É fato, que em pleno século XXI estamos diante de constantes avanços tecnológicos, onde se fala muito sobre o crescimento de máquinas, aplicativos e extremo desenvolvimento da IA (Inteligência Artificial), por isso é muito fácil notar que a IE (Inteligência Emocional) seja tão “necessária” para todos seres humanos.

E o que é Inteligência Emocional afinal?!

A Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecer e gerenciar as nossas emoções e também as emoções das pessoas a nossa volta, conhecendo como reagimos emocionalmente e, por seguinte, como agem e reagem todas as pessoas em nossa volta mediante as situações diversas.

É saber pensar, sentir, agir e reagir de forma inteligente emocionalmente e de forma consciente, sem que suas emoções controlem ou descontrolem sua vida.

Mas afinal, como proceder para alterar essas emoções?!

Daniel Goleman, jornalista científico especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), que são:

  • Autoconhecimento – Saber identificar as próprias respostas emocionais mediante aos estímulos internos e externos.
  • Autogerenciamento – Saber “modular” as emoções, ou seja, ter a capacidade de controlar e direcionar suas emoções, respondendo com equilíbrio, respondendo da melhor maneira aos estímulos.
  • Automotivação – Ser autorresponsável e patrocinador de suas emoções, saber avaliar como sentimos e o que precisamos para tomar sempre a melhor decisão e dar a melhor resposta emocional.
  • Empatia – Reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos.
  • Gestão de Relacionamentos – Patrocinar emoções positivas nas pessoas, criando um ambiente harmonioso, saudável e de muito respeito.

Ter Inteligência Emocional é única forma de possível de ter um relacionamento saudável consigo mesmo e com as pessoas a sua volta.

 E você?? Como está sua Inteligência Emocional??

Leave a Reply